Enem 2025: edição com recordes e novidades marca novo capítulo no acesso à educação

Enem 2025 tem aumento de inscritos, mudanças no cronograma e curiosidades sobre o perfil dos candidatos.

A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está em curso sob forte repercussão, e não apenas em razão do tema da redação. Com mais de 4,8 milhões de inscrições confirmadas, o exame alcançou um crescimento de quase 11% em relação a 2024.

A primeira prova, que inclui Linguagens e Ciências Humanas foi aplicada ontem. O tema da redação foi: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. No próximo domingo, será aplicada a segunda fase da prova.

A seguir, reunimos o cronograma completo do Enem 2025, detalhes de funcionamento, as principais mudanças e algumas curiosidade desta edição. Confira!

Cronograma, público e funcionamento

De acordo com o cronograma do Enem 2025, as inscrições foram abertas em 26 de maio e seguiram até 6 de junho de 2025, conforme o cronograma oficial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O segundo dia de aplicação do Enem 2025 acontece no próximo domingo, 16 de novembro, com provas das áreas de Ciências da Natureza (química, física e biologia) e Matemática.

A abertura dos portões ocorre às 12h (horário de Brasília), com fechamento pontual às 13h, e o início da prova está marcado para 13h30. Os candidatos terão até 19h para concluir a avaliação.

O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas, e apenas os participantes que permanecerem até os últimos 30 minutos poderão levar o caderno de questões para casa.

Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), que tiveram o exame adiado por causa da realização da COP30, as provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, nos mesmos horários.

Já em Rio Bonito do Iguaçu (PR), o exame segue com data indefinida, após os danos causados por um tornado. O Inep deverá anunciar uma nova programação para esses participantes.

Este ano, o exame volta a permitir que participantes usem a nota para a certificação do ensino médio, medida que havia sido descontinuada em edições recentes.

Curiosidades e perfis que surpreendem

Uma das curiosidades mais marcantes da edição 2025 é o aumento expressivo de candidatos com 60 anos ou mais: o número saltou para 17.192 inscritos, o que representa um crescimento de cerca de 191% desde 2022.

Dentre esses participantes, 54,35% são mulheres e muitos já concluíram o ensino médio, o que sinaliza uma busca maior por oportunidades de formação e certificação.

Outro dado relevante: a participação dos concluintes da rede pública atingiu 72,6% entre os pré‑inscritos automaticamente, conforme o painel de dados do MEC/Inep. Esse percentual reforça a função do Enem como uma ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior.

Tecnologia, acessibilidade e logística

A edição 2025 também traz novidades no edital: os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio da rede pública foram pré‑inscritos automaticamente, devendo apenas confirmar seus dados e a opção de língua estrangeira no período.

As datas alternativas para as provas nas regiões afetadas pela COP‑30 ou eventos extremos, como tempestades no Paraná, mostram a adaptação logística do exame.

Além disso, as plataformas de inscrição e divulgação seguiram com aprimoramentos para evitar falhas e garantir segurança e acesso aos participantes.

Como usar a nota do Enem para estudar na UNG

A nota do Enem é uma das formas mais práticas de garantir uma vaga no ensino superior, e na Universidade Guarulhos (UNG), ela pode ser usada para ingressar em diversos cursos de graduação, sem necessidade de vestibular.

Com seu desempenho no Enem, você pode se candidatar diretamente a uma vaga pelo ingresso direto da UNG, participar de programas como o ProUni (para bolsas parciais ou integrais) ou até usar a nota para obter condições especiais de matrícula e financiamento estudantil (FIES).

Além disso, quem utiliza a nota do Enem tem a vantagem de pular etapas burocráticas, aproveitar o resultado da prova como forma de seleção e começar a estudar mais rápido, em uma instituição que investe em qualidade, inovação e acolhimento.

Acesse o site da UNG e aplique a sua nota do Enem em uma vaga no curso dos seus sonhos!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade